O QUE FAZER EM PORTO ALEGRE

Arena do Grêmio

A Arena do Grêmio é localizada no bairro Humaitá, sua capacidade oficial é para 60.540 lugares, sendo o 7º maior estádio do Brasil. No Sisbrace, sistema de avaliação de estádios de futebol do Ministério do Esporte do Brasil, a Arena do Grêmio recebeu classificação máxima em todos os aspectos. No mesmo ano da inauguração, foi eleito o “Estádio do Ano”, pelo site “StadiumDB”, ficando à frente de outras arenas como o Estádio Nacional de Varsóvia.

A arena foi inaugurada oficialmente em 8 de dezembro de 2012, com uma cerimônia que contou com a presença do grupo americano Blue Man Group, e um jogo amistoso entre o Grêmio e o Hamburgo, que terminou com o placar de 2–1 para o Grêmio.

O local conta com visitação aberta ao público em alguns setores assim como loja do grêmio mania, o estádio conta com um tour guiado pelas dependências do estádio, onde o turista conhece desde os vestiários até o campo de jogo.

Barco Noiva do Caí

Uma maneira diferente de ver Porto Alegre é através dos passeio de barco, onde você tem a oportunidade de ver a cidade de um ângulo bem diferente. O Barco Noiva do Caí realiza passeios diariamente pelas aguas do Guaíba e seus afluentes, navegando e contando a história das varias ilhas que fazem parte deste grande arquipélago.

A embarcação Noiva do Cai conta com uma ampla estrutura para receber seus passageiros para passeios diários, eventos corporativos, aniversários, casamentos, formaturas, reuniões.  A capacidade da embarcação é para 250 pessoas e conta com três decks de livre acesso, sendo um deles com vista panorâmica, acesso para cadeirante, banheiros e bar a bordo.

Ilhas do delta do Jacuí: Este é  roteiro mais procurado por Porto-Alegrenses e turistas, passeio com 01 hora de duração, o roteiro percorre  ilhas do Delta do Jacuí, com seus pontos históricos, cultural, população ribeirinha, marinas , com vista para a 4ª Ponte do Jacuí, navegação pelo Canal Maria Conga e sua bela vegetação, passando pelo Cais do porto e desembarcando na orla no atracadouro Nico Fagundes na Usina do Gasômetro. Passeio conta com locução, informações do percurso e música ambiente.

Orla da Zona Sul e Porto Alegre: Famoso passeio do Pôr-do-sol com clima de Happy hour, com musica o passeio com 01 hora de duração pela Orla da Zona sul  até o pontal do estaleiro, com uma vista espetacular do Por do Sol do Guaíba, e desembarcando na orla do atracadouro Nico Fagundes na Usina do Gasômetro

Beira Rio

O Beira-Rio, é um estádio localizado às margens do lago Guaíba pertencente ao Sport Club Internacional, sua capacidade oficial é para 50128 torcedores, sendo o 10º maior estádio do Brasil.

O Beira-Rio foi inaugurado oficialmente em 6 de abril de 1969 numa partida amistosa entre a equipe do Internacional e o Benfica, de Portugal, para um público de mais de 100 mil pessoas. O jogo acabou em 2 a 1 para o time brasileiro, uma vitória histórica contra uma das melhores equipes da época.

O estádio adaptou-se às mais recentes exigências e padrões internacionais do futebol, pronto para sediar qualquer jogo nacional ou internacional, com um complexo esportivo sustentável. A casa do Internacional recebeu cinco partidas da Copa do Mundo de 2014. O estádio também conta com um tour guiado pelas dependências internas que te levam ao vestiário, camarotes, cabines de tv, entre outros locais.

Boulevard e Laçador

É um espaço gastronômico localizado ao lado do aeroporto Salgado Filho, com parquinho para crianças e que tem como principal atração um avião da Varig, antiga empresa gaúcha, que restaurou e colocou no local um avião de modelo DC3 PP-ANU, considerado um dos primeiros fabricados no mundo, sua visitação externa é livre diariamente das 8:00 as 23:00, já para visitação interna é preciso verificar as datas no site Varig Experience.

Um espaço muito confortável, onde as pessoas vão para matear, bater um papo, e aproveitar a infra estrutura do local. Ótimo para ir com a família como fiz em minha visita que levei minha esposa e meu filho que adora avião para vê-los bem de pertinho.

Indo na direção do aeroporto temos o monumento do laçador uma estátua que foi definida por lei municipal como Símbolo Oficial de Porto Alegre em 1992. O monumento é feito de bronze, tem 4,45 metros de altura e pesa 3,8 toneladas. A estátua tem um pedestal de granito trapezoidal de 2,10 metros de altura e sua visitação é livre.

Jardim Botânico

Considerado um dos 5 maiores do Brasil, possui 39 hectares e mais de 650 espécies de plantas. No local também temos o Museu de Ciências Naturais com mais de 432 mil exemplares de plantas e animais de todo Brasil. O parque possui um viveiro de plantas nativas, medicinais e ornamentais, que são comercializadas para manter o parque aberto.

Para os aventureiros o local dispõe de trilhas, para uma boa caminhada em meio a natureza, com arvores, animais, um belo lago, espaço para pique niques, e tudo isso no meio da cidade, em uma das principais avenidas da cidade que liga a zona sul a zona norte da capital. Vale salientar que a entrada é paga, tanto para pedestre quanto para carros.

Mercado Público

O grande mercadão como é conhecido fica no coração da cidade, inaugurado em 1869, e reformado em 1996, o local conta com 107 bancas que vendem desde especiarias até embalagens de festas.

Dentro de suas dependências você pode comer em um dos restaurantes ou lancherias do mercado, tomar um bom cafe, levar para casa sua carne para fazer aquele churrasco bagual e também comprar sua erva mate, afinal quem resiste ao famoso chimarrão? O local é um grande atrativo para o visitante conhecer os produtos típicos e levar aquela lembrancinha da cidade.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC

O Museu está instalado dentro da universidade e diferentemente de outros museus este abriga muita tecnologia e interatividade do público, são mais de 800 experimentos para você interagir nos 3 andares do museu. Sua curiosidade transforma este passeio em um estudo livre onde crianças e adultos se divertem enquanto aprendem.

A ludicidade ganha força nesta nova maneira de ensinar e aprender, onde você mesmo busca e participa das atividades tendo uma grande experiência em todas as suas dimensões. Venha você também conhecer o Museu da PUC.

Museu Iberê Camargo e Barra Shopping Sul

Localizado em uma área cercado por mata nativa e de frente para o Guaíba, o instituto foi fundado em 2008 com o objetivo de conservar e divulgar o trabalho do artista gaúcho. Seu acervo conta com mais de 4000 obras. Aberto sexta e sábado das 13:00 as 18:00 com entrada franca.

Logo em seguida temos o Barra Shopping, um dos maiores da capital, localizado ao lado do hipódromo de Porto Alegre, com diversas lojas e uma vasta área de alimentação o shopping é parada obrigatória para quem esta de passagem pela região. Então não deixe de fora da sua lista de passeios pela cidade, você pode conhecer tudo andando a pé pelo calçadão enquanto desfruta da companhia do Guaíba e seu belo pôr do sol.

Parque Germânia

Mais um belo parque da cidade, localizado próximo ao shopping Iguatemi, o mais conhecido da cidade, o parque conta com quadras esportivas, cachorrodromo, lago com animais, plantas nativas e grande espaço para os visitantes caminharem ou simplesmente como se diz por aqui lagartear e tomar aquele chimarrão gostoso.

A estrutura do parque conta com prédio de administração, quadras de tênis, quadras para vôlei, basquete e futebol de salão, cancha de bocha coberta e iluminada, playground, aparelhos de ginástica, caminhos para corrida ou caminhada e jardins para descanso e contemplação da natureza. O Parque conta com uma área de preservação que abriga inúmeras espécies vegetais e animais e 1,2 mil espécies nativas.

Nos três playgrounds, estão disponíveis equipamentos para recreção infantil e juvenil, como 24 balanços, seis escorregadores, um teleférico e dois jogos de argolas.

Parque Marinha do Brasil

Logo depois do anfiteatro pôr do sol temos o Parque Marinha do Brasil, essencialmente esportivo, contando com quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, skate, atletismo e ciclismo, aparelhos para ginástica, campos de futebol 7, além de recantos infantis e espaço cívico com espelho d´água. Outros atrativos são o eixo aquático de 10 mil metros quadrados que corta e percorre 700 metros do parque o Recanto Solar, para banhos de sol. Conta ainda com vestiários e três áreas de estacionamento.

A fauna do local conta com quero-quero, bem-te-vi, rabo de palha, joão de barro, sabiá, pica-pau do peito amarelo, canário da terra, entre outros. Nos lagos, habitam pequenas tartarugas (cágados) e peixes de espécies diversas. De sua área total, 11 hectares foram transformados em bosques, onde são encontradas árvores nativas e espécies exóticas, como Ingás, Canafístulas, Timbaúvas, Jambolão e Jerivás.

Com muito verde o Parque é ponto de concentração da torcida colorada antes de ir aos jogos do Inter. O Parque tem como vizinho o Estadio Beira Rio do Internacional. Ao seu lado temos o shopping Praia de belas, com inúmeras lojas e restaurantes a disposição de seus frequentadores. No lado oposto ao shopping temos o Guaíba e seu majestoso pôr do sol.

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Com uma área de 150.000m² o local tem como atração principal uma réplica de um moinho de vento, que dá nome ao parque e ao bairro onde se localiza. Outro atrativo é um lago com tartarugas, patos, marrecos, gansos, entre outros animais que vivem no local.

Quadras esportivas, campo de futebol e cancha de bocha fazem parte da vasta área do parque. Para o público infantil, estão à disposição equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, e uma biblioteca infantil.

Pertinho do parque temos o Moinhos Shopping que fica de frente para a rua Padre Chagas, famosa por seus bares e restaurantes e também por ser uma das regiões mais boemias da cidade.

Praça da Alfandega

Situada no centro de Porto Alegre a praça abriga desde 1955 a Feira do Livro, que acontece no mês de outubro. Com estatuas de renomados poetas gaúchos, o local é cercado por museus como o Santander Cultural e o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS). Seu entorno abriga camelôs com artesanato local e barzinhos para aqueles que curtem um Happy Hour.

Praça da Matriz

Localizada no centro da capital, a praça a matriz é visita quase que obrigatória a quem vem conhecer Porto Alegre. O local abriga algumas obras e prédios históricos para a cidade, como:

  • Monumento de Júlio de Castilhos: Inaugurado em 25 de janeiro de 1913, onde na ocasião o governo estadual distribuiu um panfleto esclarecendo a complexa simbologia representada. Pretendia-se ilustrar idealizadamente três momentos da vida do homenageado: a fase da propaganda republicana, a fase da organização do governo positivista no Estado e a fase posterior à sua retirada do governo;
  • Palácio Farroupilha: Inaugurado em 1967 para manter a tradição da praça dos três poderes. O Palácio é sede do Poder Legislativo do Estado e  está incluído no sítio histórico da Praça da Matriz, fazendo parte de um grupo de edificações importantes junto com os próximos aqui sitados;
  • Palácio Piratini: Sede do Poder Executivo do Rio Grande do Sul, ja foi sede do governo de 38 Governadores. O Piratini é aberto à visitação pública, acompanhadas por guias, as visitas podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, em português, inglês e espanhol. A visitação pública só permite ver o Salão de Ingresso, dois carros antigos (um Ford Model T, 1919 e um carro alemão, 1929), a escada principal e o Salão Negrinho do Pastoreio. Mais informações sobre visitações podem ser obtidas pelo telefone: (51) 3210-4168;
  • Catedral Metropolitana: Com sua construção sendo iniciada em 7 de agosto de 1921, a Igreja teve seu término da construção muito tempo depois em 1986;
  • Museu Júlio de Castilhos: É o mais antigo museu do Rio Grande do Sul. Está instalado em dois antigos casarões de Porto Alegre, localizados na rua Duque de Caxias 1231 e 1205, no centro da cidade. O museu é aberto a visitações de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, com entrada franca. Nas segundas-feiras o expediente é interno e para atendimento a pesquisadores, mediante agendamento pelo Telefone: (51) 3221-3959

Praça Shiga

Um cantinho do Japão em Porto Alegre, assim é conhecida a Praça Província de Shiga. Localizada no bairro Passo D’areia o local serve de cenário para books fotográficos, sejam eles de 15 anos, casamentos, gravidas, o que vale é o belíssimo cenário para as fotos.

Inaugurada em outubro de 1983, a praça foi financiada pelo governo japonês para celebrar a fraternidade de dois Estados irmãos: Rio Grande do Sul e Shiga no Japão. Em sua entrada uma enorme pedra de granito guarda uma placa escrita em português e em japonês contando sobre o local.

Projetada pelo arquiteto e paisagista japonês Kunie Ito, seguindo o tradicional estilo dos jardins japoneses. Possui um lago, cascata, ponte de pedra, quiosque, uma fonte e esculturas. Seu entorno é fechado, mas a visitação é gratuita todos os dias durante o horário de funcionamento.

Redenção (Parque Farroupilha)

No local existem várias opções de lazer, como o parque de diversões, os passeios de trenzinho e pedalinhos, o Mercado do Bom Fim (onde há lojas de conveniências e lancheria). Há também a Feira Ecológica, que acontece no brick da redenção aos sábados pela manhã, onde você encontra desde a agricultura familiar, até a produção de utensílios pra casa, bijuterias e claro um lanchinho esperto.

Além de diversos recantos como Orquidário, Recanto Alpino, Recanto Oriental,  Recanto Europeu, Solar, Fonte Luminosa, Espelho d’água e Auditório Araújo Viana, com capacidade para 4500 pessoas, o parque conta ainda com 38 monumentos, com destaque para o Monumento ao Expedicionário. No local existe cerca de 10 mil arvores de diversas espécies nativas.

Fotos de: Edson Peixoto

Usina do Gasômetro e Orla do Lago Guaíba (Rio Guaíba).

Administrada pela Prefeitura, a Usina do Gasômetro conta com espaços para exposições no térreo, como a Galeria Iberê Camargo e a Galeria dos Arcos, esta última exclusiva para mostras fotográficas. No segundo andar está o Teatro Elis Regina, com 745m². A Sala P. F. Gastal, situada no terceiro andar, é a primeira sala de cinema municipal. Com capacidade de 118 lugares em 292m², homenageia o jornalista e crítico de cinema gaúcho Paulo Fontoura Gastal.

Sua orla foi recentemente restaurada, tornando-se um ponto de encontro dos porto alegrenses e de moradores das cidades vizinhas e visitantes da nossa capital. O calçadão que começa na famosa Usina do Gasômetro, local de onde partem os passeios de catamarã(barcos) e se estende até o Anfiteatro pôr do sol, local de shows e apresentações.

Bem em frente a orla encontra-se o Parque Mauricio Sirotski Sobrinho, conhecido também como Parque Harmonia, onde no mês de setembro é construído piquetes e comemorado durante quase um mês inteiro a festa da tradição gaúcha, ou festa farroupilha.

Fotos de: Edson Peixoto