O QUE FAZER EM MAMPITUBA

Balonismo

A região de Mampituba é muito conhecida pelo voo de balão de frente para os canyons, sendo muito procurado por pilotos afim de trabalhar e por turistas que buscam viver a experiência de curtir os canyons de uma forma diferente. Claro que a cidade de Praia Grande em Santa Catarina atrai todos os holofotes quando falamos em voo de balão mas Mampituba esta ao ladinho e quase sempre o voo contempla as duas cidades, conforme a direção do vento você pode subir em uma cidade e descer em outra.

Falando em subida ela é super suave, quase não notamos que saímos do chão, a não ser quando começamos a enxergar tudo ficando pequeno lá em baixo, ai que nos damos conta de que estamos nas alturas. A aterrissagem por sua vez tem um pouco mais de balanço e adrenalina, mas nada que ofusque o brilho deste passeio.

O voo é uma experiência única onde o turista precisa acordar cedo, pois normalmente os voos são ao amanhecer ou ao entardecer, mas confesso que no amanhecer é mais bonito, ainda mas com um belo nascer do sol a agigantar ainda mais a nossa vivencia. Diversos balões de todas as cores e tamanhos enchem o céu de um colorido fantástico, gravando essas memórias em nossas lembranças para sempre.

Venha viver esta experiência com a Balonismo nos Cânions, empresa gaúcha com sede em Praia Grande que nos atendeu e prestou um belo serviço de apoio durante todo o processo, desde a saída da agencia rumo ao ponto de partida, passando pelo resgate do balão e finalizando com belas fotos e um brinde incrível no final da nossa aventura.

Cachoeira do Vale

Uma das mais visitadas da região, a Cachoeira do Vale é visita quase que obrigatória para quem vem até Mampituba. Localizada no distrito de Rio de Dentro ela está próxima a outros atrativos e hospedagens da região e justamente esta proximidade juntamente com a facilidade de acesso, aqui o visitante consegue chegar de carro até a cachoeira, sendo inclusive indicada para pessoas com deficiência física, que neste caso poderá desfrutar da cachoeira de maneira mais facilitada, que fazem desta cachoeira um dos atrativos mais visitados do município.

O visitante tem 2 opções ao ir até a cachoeira, a primeira é realizar a visita podendo desfrutar de belos momentos, fazer fotos, curtir o balanço de frente para a cachoeira, andar pelos açudes com peixes, subir no potreiro, pegar frutas da época no pé para degustação e se quiser tomar aquele banho na queda d’agua. Para chegar na queda é bem fácil, qualquer pessoa chega sem se molhar até em baixo da queda, inclusive sendo ideal para as crianças brincarem em um pequeno poço de agua transparente em frente a queda.

A segunda opção é a visitação com pic nic, que precisa ser agendada pelo menos um dia antes, pois todos produtos servidos são feitos no dia pela própria família, são bolos, pães, frios, pastel, café, leite, suco e frutas da época que são levados em uma bandeja e os visitantes podem escolher o local que querem fazer o pic nic, que pode ser feito no pergolado em frente a cachoeira, que foi feito justamente pensando nisso ou em qualquer outra área da fazenda, junto ao lago, no deck do balanço ou no potreiro, não importa o local e sim a companhia e a beleza deste lugar.

Venha viver está imersão na natureza e desfrutar de belos momentos aqui na Cachoeira do Vale em Mampituba, desfrutar de um belo pic nic em contato com a natureza. Certamente este dia ficará gravado em sua memória para sempre.

Cachoeira Lago Azul

A Cachoeira Lago Azul é ideal para quem curte um banho de cachoeira, com um belo poço de agua transparente a cachoeira conta com uma queda de cerca de 12 metros de altura e um poço que pode chegar a 2,5 metros de profundidade em alguns pontos. Mas quem não sabe nadar? quem não sabe nadar pode chegar em baixo da queda contornando uma pedra gigante que tem ao lado da cachoeira e pode se banhar mais nas margens do poço ou depois dele, no curso do rio tem alguns lugares perfeitos para um belo banho.

A visitação na Cachoeira é somente com guia, pois ela esta em área particular onde não é permitida a entrada sem um guia autorizado. Partindo deste principio que você foi conduzido por um guia, você não corre o risco de se perder nos labirintos de bananeiras que tem até a chegada na trilha.

A trilha em si é pequena são apenas 30 metros até você chegar as escadas, daí em diante basta descer com cuidado, principalmente em dias úmidos que pode a madeira estar mais escorregadia. Ao final da escadaria temos a bela cachoeira e seu lago azul. Também é possível ir na parte superior da cachoeira, onde avistamos o pequeno riacho que forma a queda, sendo quase impossível de acreditar que um pequeno fio d’água se torne aquela bela queda que vimos lá de baixo.

Agora é só escolher o dia, contatar um guia e vir viver esta emoção de mergulhar no poço azul e desfrutar de belos momentos aqui em Mampituba. A experiência é única e as lembranças são para sempre, então bora curtir mais esta cachoeira aqui no pé da serra.

Ecoparque dos Canyons

Para os viciados e apaixonados por adrenalina, Mampituba reserva um parque exclusivamente para este público, estou falando do Ecoparque dos Canyons, um lugar pensado e projetado para os amantes de aventura. Localizado na estrada geral, o visitante vem até o parque por asfalto, o que facilita muito o acesso e a visitação no parque que é livre, você só paga as atividades que realizar e pode desfrutar do parque até para fazer aquele churrasquinho com amigos ou em família.

O Parque conta com 4 atrativos diariamente, sem necessidade de agendamento, que são:

  • O Sky Bike, onde o visitante atravessa de bicicleta um percurso com cerca de 250 metros de distancia e 60 metros de altura, pedalando sobre um cabo de aço.
  • O Balanço Além do Infinito, onde o visitante será colocado em um balanço em uma plataforma de 60 metros de altura, será alavancado para cima e depois liberado para se balançar de frente para o rio verde que passa logo abaixo.
  • A Tirolesa, onde você desce pendurado por um cabo de aço cerca de 200 metros até a plataforma. um mini paraquedas ajuda no controle da velocidade diminuindo bastante o impacto da chegada.
  • O Giroscópio, uma espécie de placa com 3 eixos onde você senta e depois é rodeado para todos os lados, girando feito um peão. O legal aqui é o suporte para o celular que você pode deixar gravando todas as suas reações no brinquedo.

Depois o parque ainda oferece outras atividades, como o Boia Cross, onde você vai descer o rio sobre uma grande câmera de ar e aproveitar alguns lugares para banho. O recém implementado arco e flecha, que você terá um alvo a uma certa distancia para treinar a sua pontaria. O circuito infantil, uma série de atividades para as crianças realizarem testando seu equilíbrio, força, dedicação e vencendo seus próprios medos e dificuldades.

O Parque ainda oferece com agendamento prévio o Sky Table. Imagine um piquenique nas alturas com uma boa companhia ao entardecer, rodeado de muita natureza e ar puro! Na sky table, uma mesa suspensa por cabos a 60m de altura, onde apenas vocês terão 1h para desfrutar de um belo por do sol enquanto brindam a vida, não parece incrível?

Seja qual for a sua escolha, a mais simples ou a mais radical, o que importa aqui é se divertir e dar muitas risadas em ótima companhia. Mesmo nos momentos mais tensos, onde precisamos vencer nossos medos temos a certeza e a segurança das pessoas que amamos e confiamos ao nosso lado, sendo possível desta forma superar qualquer barreira. Bora para o Ecoparque dos Canyons viver está experiência.

Morro Bicudo

O Morro Bicudo é um dos pontos mais conhecidos de Mampituba e isso se deve a sua grande altitude, com cerca de 700 metros acima do nível do mar. Com toda essa magnitude é possível avista-lo de varias partes da cidade, mas e ir até o pico dele é possível? Sim e vou te contar como agora.

O acesso ao Morro Bicudo é bem difícil, carro comum dificilmente consegue vencer as grandes subidas por estradas de terra e pedras da região, então recomendo ir de 4×4 como a gente fez com um guia local. A bordo do 4×4 chegamos até o famoso balanço ao infinito com uma bela vista para o vale e para os canyons, em especial o começo do canyon Itaimbezinho, onde é realizada a famosa trilha do rio do boi em Praia Grande SC.

Neste ponto do passeio temos de deixar o carro e começar a subida a pé. O começo até que é fácil, pois vamos por uma estrada íngreme em meio a vegetação. Encontramos belos mirantes pelo caminho e justamente em um deles que a trilha começa a ficar mais difícil. Encaramos uma grande subida, com pontos bem complicados mas que contam com cordas de apoio na lateral, o que facilita um pouco a jornada. Após uns 10 minutos já estamos em um clarão em meio ao morro onde podemos avistar boa parte do vale.

Seguimos mais um pouco e finalmente chegamos ao pico do morro bicudo, com uma vista de 360° podemos avistar de um lado o vale e os canyons, do outro o morro barbaqua de frente, no sentido do litoral temos a praia de Torres no RS e diversas praias de SC, um verdadeiro colírio para os olhos, ou seria remédio para as pernas depois de tanta subida?

O topo do morro ainda guarda alguns segredos, como a famosa Torre de Pedra, um grande bloco de pedras que parecem empilhadas por Deus e que estão afastadas do morro principal por um vão de cerca de 2 metros de distancia. Uma incrível obra da natureza que podemos desfrutar durante a trilha. Ao todo a atividade leva de 3 a 4 horas a depender de quem realiza a atividade, então ja sugiro deixar um turno apenas para esta trilha para aproveitar bem o momento e desfrutar das belezas que a natureza nos fornece.

Deixo abaixo o contato do guia local que nos levou até o pico, fazendo boa parte do percurso de 4×4. Assim economizamos tempo e principalmente a energia e a força das pernas para a subida final. Bora conhecer o Pico do Morro Bicudo com a gente?

Pitayas Cardoso

Mampituba é conhecida pelos seus belos atrativos naturais, mas a cidade também conta com belas opções na área do turismo rural. Um destes locais é o Vale das Pitayas, onde esta localizada a Pitayas Cardoso, um pequeno sitio familiar que desde 2016 resolveu investir na produção de um fruto até então desconhecido na cidade mas que em poucos anos virou sucesso de produção e de vendas.

Em 2020 o turismo entrou na vida da família, passando a abrir as portas de do sitio para visitantes que curiosos com um fruto oriundo de um cacto, passaram a procurar o local para conhecer a tal da pitaya. O projeto deu certo e hoje é possível ir conhecer as plantações e aprender sobre o cultivo da fruta, desde a plantação até a colheita.

A melhor época do ano para a visitação é durante o verão, período em que a produção de flores e frutos acontece. É possível inclusive fazer uma visitação noturna para observar a flor da pitaya que abre somente a noite, neste período é feita a polinização cruzada entre as espécies, e cerca de 30 dias depois a fruta ja está quase no ponto para ser colhida.

Na época da colheita é possível degustar a fruta, colher diretamente do pé e comprar a pitaya com um precinho super camarada, bem diferente daquele que nos acostumamos a ver nos mercados. Fora da época de colheita é oferecido o suco da pitaya, feito com a poupa congelada. Seja no verão durante a safra ou no inverno na Inter safra, a visita é garantia de aprendizado e de ótimos momentos com a família Cardoso.

Quadri Canyons

Para quem pensou que a aventura e a adrenalina por Mampituba havia acabado, se enganou profundamente. A Quadri Canyons traz para você mais uma incrível opção para você andar pelo interior da cidade de uma forma diferente, onde a aventura é a alma do negocio.

Você já se imaginou andando de quadriciclo? E fazendo uma trilha com ele? Pois bem, vou te contar como é esta experiência. Tudo começa na sede da empresa, onde temos todas as explicações sobre o passeio, sobre o funcionamento do quadriciclo e onde colocamos o capacete e subimos a bordo do quadri para uma primeira volta de teste, para sentir a maquina e no adaptar a conduzi-la.

Depois de prontos seguimos por belas estradas de terra, onde vamos subindo e descendo morros em meio as curvas, o que serve para aprimorar a nossa condução. Neste momento paramos em alguns mirantes onde tiramos fotos do nosso passeio, com belas paisagens ao fundo, como os canyons, o morro bicudo e a cachoeira do vale, onde fazemos nova parada para conhecer o local e fazer mais registros fotográficos.

Então seguimos para a parte mais radical do passeio, entramos em pequenas estradas em meio as bananeiras, onde podemos sentir a aventura em nossas veias. Passamos por partes alagadas, com muito barro, onde a adrenalina some a mil. Subimos e descemos grandes ladeiras e atravessamos córregos, uma experiência marcante em nossas vidas. Pode ficar tranquilo quanto aos registros pois o pessoal da Quadri Canyons fornece fotos e vídeos do passeio através de link no google fotos.

A aventura termina com um belo brinde ja de volta a sede da empresa, onde nos despedimos dos quadriciclo mas quem quiser pode continuar suas aventuras com eles, pois eles fornecem outras atividades por Mampituba e por Praia Grande, com belas trilhas e paisagens de tirar o folego.