O QUE FAZER EM ARROIO DO TIGRE

Balneário Hermes

No ano de 1975 a Família Hermes decidiu compartilhar com as pessoas que apreciam as belezas oferecidas pela natureza o seu recanto particular, nascendo assim o Balneário Hermes, localizado em Linha Cereja, logo acima da bela Ponte de Ferro considerada um dos patrimônios culturais do município de Arroio do Tigre, assim como a taipa de pedras construída em 1928, a qual represa o Rio Jaquirana, embelezando ainda mais a paisagem do local.

A infraestrutura inclui piscinas adulto e infantil, 19 cabanas rústicas para hospedagem, área de camping com sombra de árvores nativas, mesas e churrasqueiras, quadra de vôlei de areia, campo de futebol, além de ampla área coberta com cancha de bocha, mesa de jogos, banheiros, bar com comercialização de bebidas, lanches e produtos coloniais oriundos de agroindústria familiar próxima ao local.

Balneário Jaquirana

O Balneário Jaquirana ja foi considerado o principal atrativo turístico de toda a região, recebendo milhares de visitantes, shows musicais e eventos de todos os tipos. Hoje o local não conta com o glamour de outrora mas mantem a sua beleza e originalidade, com belas paisagens e o famoso rio que trocou de nome devido ao nome do Balneário e acabou adotando o mesmo nome.

Nos dias atuais o local é aberto para visitação apenas, não contendo mais lancheria, restaurante e acomodações como em seus tempos de glória. O visitante que quiser conhecer o Balneário precisa entrar em contato com o proprietário, o Sr Raul Seitenfus e agendar a visita ao local, ele normalmente deixa a porteira aberta na beira da estrada e você segue pela estradinha até a casa da família.

Seu Raul nos contou inúmeras histórias a respeito do local e nos mostrou as belezas do lugar, como os cactos em cima de uma arvore a cerca de 25 metros de altura, ou as piscinas naturais que fazem do lugar um refugio para fugir do calor no verão.

São belezas escondidas mas que ainda podem ser vistas de perto pelos turistas, um refugio de agua cristalina onde o contato com a natureza e o barulho das aguas junto ao cantar dos pássaros são as únicas coisas a se ouvir enquanto seus olhos contemplam as belezas do local.

Cruz Patriarcal

Inaugurada em 13 de novembro de 2012, a Cruz Memorial e Cápsula do Tempo tem formato de Cruz Missionária. Ela simboliza a passagem da Cruz Peregrina no município, marco da Jornada Mundial da Juventude.

A Cruz está localizada na Rodovia RST 481, na entrada da cidade, sentido Salto do Jacuí-Arroio do Tigre, no qual é possível ver a cidade. Sua visitação é livre e rende belas fotos tanto a luz do dia de onde se avista a cidade toda como também a noite de onde se pode avistar as luzes da cidade.

Igreja Evangélica da Confissão Luterana

Com iniciativa de formar uma Comunidade, as primeiras reuniões aconteceram na residência de Frederico Mohr. Foi nesta casa que em 25 de junho de 1905, foi fundada a Comunidade Evangélica Alemã de Nova Colônia de Sobradinho, da qual participavam as linhas Cereja, Arroio do Tigre, Arroio Bonito, Arroio Alegre e Lambedor. Em 1929 teve início a construção da Igreja que foi inaugurada em 1936.

Uma curiosidade fica por conta da época da 2° Guerra Mundial, na época os cultos eram todos celebrados em alemão e por achar que fosse se criar uma segunda Alemanha na região o Governo Federal proibiu esses cultos na língua alemã. Então os cultos passaram a ser celebrados em Português e em 1965 tivemos o primeiro pastor brasileiro na igreja, Heimbert Kunkel, pois antes dele todos pastores haviam vindo da Alemanha.

Hoje a Paróquia abrange vários municípios da região Centro Serra, sendo composta por seis comunidades: Comunidade Martim Lutero, na cidade de Arroio do Tigre; Comunidades Apóstolo Paulo, na localidade de Coloninha e João Batista, em Vila Progresso também em Arroio do Tigre; Comunidades São Marcos e Comunidade Santa Cruz, em Estrela Velha; Comunidade Apóstolo Tiago em Salto do Jacuí. A Paróquia possui ainda dois pontos de pregação: Linha São Roque em Arroio do Tigre e Espinharedo em Pinhal Grande.

Atualmente a paróquia é composta por mais de 1000 famílias. Além dos cultos a paróquia conta com 6 grupos de OASE ( Associação Sinodal dos Grupos e das Senhoras da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas), 1 grupo de mulheres, 1 grupo de Legião Evangélica Luterana, 1 grupo de jovens, 4 grupos de familias, além do trabalho com os jovens.

Para quem quiser conhecer a Paroquia, basta chegar na secretária da paróquia que a secretária lhe recebe e mostra as belezas desta bela Igreja da Confissão Luterana de Arroio do Tigre. Caso queira conhecer as outras também é possível, mas o ideal é agendar para que tenha alguém para recebe-los nas paroquias.

Igreja Matriz Sagrada Família

Na Paróquia Sagrada Família de Arroio do Tigre a história de fé teve início com o Padre Guilherme Müller, que deu os primeiros passos da igreja católica pela região. No dia 25 de maio de 1919, cujo centenário foi comemorado em 2019, é o marco inicial da construção da igreja, data em que foi abençoada e colocada a pedra fundamental.

A inauguração ocorreu em 4 de setembro de 1926, quando a igreja foi benta por Dom Guilherme Muller e em 5 de setembro foi realizada a primeira missa, tendo Dom Guilherme como Bispo da Matriz de Arroio do Tigre.

Dentro das ações realizadas pela Paróquia, estão as formações de Capelas, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, fundado pelas Irmãs Franciscanas de Bonlanden e o Hospital Santa Rosa de Lima. Atualmente a Paróquia Matriz Sagrada Família possui 29 Capelas, Centros Comunitários e Oratórios ligados à Matriz.

Sua visitação é livre, basta avisar na secretaria da igreja que fica localizada no prédio ao lado da paróquia. Para mais informações acessar o Facebook da paróquia ou ligar para a secretária.

Ponte de Ferro

Dentre os pontos turísticos em Arroio do Tigre, destacam-se a Ponte de Ferro, sobre o Arroio Jaquirana em Linha Cereja, interior do Município. A Ponte construída no final dos anos 20, pela empresa Bromberger de Porto Alegre, foi construída com trilhos de trem/barras de ferro vindos da Alemanha. A ponte tem 35 metros de comprimento, altura em torno de 5 metros, sendo inaugurada em abril de 1932.

Conforme relatos de moradores, um dia antes da inauguração, em uma cabeceira da ponte o Arroiotigrense Reinoldo Schimdt, ao acionar a manivela de seu veículo na época, que estava com a marcha engatada, teve seu corpo esmagado contra a mureta e veio a falecer.

Ao longo dos seus 88 anos a ponte, acumulou importância histórica, pois possibilitou o desenvolvimento e o progresso socioeconômico para o município e toda a região, além de ser um dos mais bonitos cartões postais da cidade, no qual passou por reforma em toda sua estrutura em 2019.

Sede Campestre da Linha Taquaral

Sede Campestre de Linha Taquaral é referência em lazer na região Centro Serra. O local fica a 2 km da cidade de Arroio do Tigre e oferece excelentes opções para descanso, lazer e diversão, O local oferece e infraestrutura com piscinas para adultos e crianças, toboáguas, apartamentos, cabanas, alojamentos, áreas cobertas com churrasqueiras, camping, áreas de esportes, salão de festas, praça de alimentação e salão de jogos.