O QUE FAZER EM BOM JESUS

Barra dos Moraes

Local público de lazer, onde é possível se divertir com a família e amigos, além de estar em contato com a natureza. O local disponibiliza luz elétrica, área para acampamento, churrasqueiras e sanitários.

Localiza-se no encontro do Rio Moraes com o Rio das Antas, fácil acesso e visitação gratuita

Barragem Rio dos Touros

O principal atrativo publico do Município, assim podemos denominar a Barragem Rio dos Touros e seu Mirante. Local de rara beleza cercado por morros e uma paisagem deslumbrante, ponto de encontro das famílias da região durante o verão, costuma encher aos finais de semana, com o pessoal levando cadeiras e se sentando dentro das aguas rasas do rio.

O local não conta com nenhuma infraestrutura, então recomendamos levar tudo que possa precisar para passar o dia ou até mesmo algumas horas por lá. A barragem faz parte dos passeios Off Road que são feitos na região, e também das trilhas de bicicleta ou a pé.

Há um antigo aqueduto que levava agua até a usina que fornecia energia para a cidade mas que esta desativada, por cima deste aqueduto você segue uma trilha de cerca de 1km e chega até a parte inferior da cascata da usina, outro belo local que falaremos a seguir.

Cachoeirão do Rio Cerquinha

Um paraíso escondido! Só assim para descrever este lugar. Escondido dentro de fazendas no interior de Bom Jesus se encontra o Cachoeirão do Rio Cerquinha, simplesmente magnifico, porem de acesso restrito, talvez por isso ainda guarda tanta beleza ao seu redor.

Para se chegar até a base ou a parte superior da cachoeira somente contratando um guia local, que tem autorização dos proprietários para adentrar as fazendas e conduzir os visitantes. Este passeio pode ser realizado de 3 maneiras: A pé, de bicicleta ou de caminhonete 4×4 nos passeios Off Road, que foi a maneira que escolhemos para fazer nosso passeio.

Cascata da Usina

A cascata da Usina é de acesso publico o que torna ela uma das mais visitadas e conhecidas da região. O acesso aos poços na parte inferior da cascata se da por uma trilha sobre um antigo encanamento que levava agua até a usina que gerava eletricidade para o munícipio, são cerca de 1km de trilha, já na parte superior você terá acesso indo por dentro do rio, que corta a barragem do rio dos touros que é onde inicia a trilha para a parte inferior.

Já o mirante o acesso é por propriedade particular e só acontece com guia local. Sinalizamos no mapa a barragem pois a cascata não tem no maps, mas como mencionamos acima fica a 1km rio abaixo.

Cascata e Mirante da Ferradura

Mais uma bela cascata que a beleza faz jus a dificuldade de se chegar até ela. Seja de carro, de bike ou a pé, a distancia e o sobe e desce de morros faz dela um paraíso escondido em meio a floresta de pinus, o que torna ainda mais belo o local pelo contraste do verde das matas, o azul das aguas e o marrom das folhas secas de pinus que cobrem o chão.

A cascata ou mesmo o mirante ficam em propriedades privados e só é permitido acesso com um dos guias locais, importante salientar que guias de outras cidades não tem autorização para entrar nas terras, então vale mais a pena ir até o município e contratar um guia lá mesmo para te levar até a cascata.

Cascatinha da Agua Branca

Um pouco abaixo do Funil temos a Cascatinha da Agua Branca, com uma pequena queda d’água e um poço para banho, quem gosta de aventura pode pular da parte de cima da cascata pois a profundidade permite que se pule nos locais indicados pelo guia.

Infelizmente em nossa visita estava até chuviscando e não podemos aproveitar para mergulhar nestas aguas geladas que cortam a região dos Campos de Cima da Serra. Quem sabe na próxima vez quando irmos fazer a trilha a pé e conhecer os outros caminhos da região.

A Cascatinha fica em uma propriedade particular e seu acesso só é permitido com guia local.

Funil da Água Branca

De um pequeno arroio sai está bela obra da natureza, um funil se forma em meio as rochas. com aproximadamente 1 metro de largura e sua profundidade varia, mas em média chega a 5 metros, nos períodos de cheia as rochas ao redor ficam tapadas de agua não sendo possível chegar até o funil, mas na maior parte do ano você chega ao lado do funil sem problema algum.

O local pode ser visitado com crianças, como fizemos mas deve-se tomar cuidado pois as pedras são escorregadias e a atenção deve ser redobrada. Uma curiosidade do local é uma imagem de Nossa Senhora que aparece nas rochas mas em apenas um horário da tarde, quem sabe você da essa sorte e consegue clicar esta imagem.

O Funil fica em uma propriedade particular e seu acesso só é permitido com guia local.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus

Esta imponente obra arquitetônica do município localiza-se junto à Praça Central e é um relevante patrimônio histórico-cultural de Bom Jesus. A conclusão do prédio é datada de 1940, sendo que a construção foi realizada durante 21 anos até sua inauguração.

Ficamos encantados com sua beleza interna, com pinturas feitas a mão e com vidraças estilo portuguesas que foram doadas por antigos moradores da cidade que têm seus nomes expostos nas vidraças como forma de agradecimento as famílias que fizeram mas doações, conforme mostramos em uma das fotos acima.

Museu Municipal de Bom Jesus

Estivemos visitando o museu no centro da cidade e podemos mergulhar na história da cidade e do tropeirismo. Ficamos encantados com a beleza das peças, a história narrada de forma magnífica pela curadora e a aprendizagem que tivemos neste belíssimo lugar.

Quem vai a Bom Jesus normalmente quer ver a neve que se destaca no inverno frio da região ou ver as belíssimas cachoeiras que fazem parte das belezas naturais do município, mas tirar uma horinha para conhecer o museu vale muito a pena, fica bem no centro da cidade e a entrada é gratuita, basta marcar horário. O museu fica dentro da Secretária Municipal de Cultura e Educação.

Passeios Off Road

Para quem gosta de adrenalina e diversão o Passeio Off Road é nossa dica, um passeio encantador por fazendas privadas em Bom Jesus. Trilas em meio aos morros, cascatas, mirantes, almoço campeiro com uma churrasqueira cheia te aguardam , mas tudo começa em um café da manha colonial, hummm já deu até agua na boca neh?

O passeio Off Road acontece de duas maneiras como podemos ver nas fotos, na 1° como já iniciamos a descrever é um passeio mais de contemplação e para os amantes de cachoeiras aquele banho gelado em dias quentes sempre é a melhor opção. Já a segunda opção é para aqueles que realmente querem sujar seus 4×4 e se aventurar na lama, com trilha dentro de uma fazenda, trator acompanhando para ajudar a desatolar aqueles que ficam presos no meio do barro.

Independente de qual das opções você escolher o certo é de que a aventura é garantida. A agencia local Curta bom Jesus é quem opera os passeio que ocorrem praticamente 1x por mês.

Pesca da Truta

Localizado dentro do Complexo Rodrivaris, que conta com Hotel e Restaurante o Pesque e Pague te permite pescar o peixe que logo em seguida irá consumir em seu almoço ou janta. A pesca esportiva reúne famílias inteiras e também profissionais que participam de torneios na região.

Praça Rio Branco

A Praça Rio Branco segue a tendência de muitas cidades brasileira. Localiza-se em frente à Igreja Matriz. O primeiro projeto para construção da praça foi de autoria do renomado pintor Iberê Camargo. Além de bancos e decoração rústica em madeira, a praça abriga o Centro de Informações Turísticas e possui uma calçada elaborada com os típicos nós de pinho (araucária) da região dos Campos de Cima da Serra.

Atualmente a praça está passando por uma reforma e remodelação. criando espaços infantis, com pracinha, banheiros públicos, paisagismo diferenciado. A previsão de término é para janeiro de 2021.

Rota das Cascatas

A Rota das Cascatas é um dos mais belos passeios do Estado em nossa opinião. O passeio pode ser feito de 3 maneiras: De carro 4×4 no formato Off Road; De a pé, um trekking por trilhas subindo e descendo morros e cascatas; De bike, pedalando em trilhas alternativas em meio a mata e em campos de pastagem de gado.

A vista em qualquer uma das opções é deslumbrante, não importa o lado que você olhe é beleza pra todo lado. Mirantes, Barragem e elas, as cascatas fazem seu passeio ser magnifico.

Durante o trajeto você passa pela cascata da usina, cascata da ferradura e seus mirantes, cascata do rio cerquinha, cascata da roseira e cascata das pedras, é agua que não acaba mais. Cada local com sua beleza própria, alguns você pode ir até a base e mergulhar em suas aguas geladas, outros apenas na parte superior para admiração, depende muito das condições climáticas da região no dia do passeio e nos dias antecedentes, já que a chuva quando demais deixa alguns caminhos intransitáveis e o guia faz a opção mais segura para todos na escolha de qual caminho seguir

São 2 agencias da cidade que realizam este passeio. A Curta Bom Jesus, do guia Diones e a Circuito Cânions e Cascatas do guia Alex. Frisamos que o passeio só pode ser feito com um guia local por ser por dentro de propriedades privadas e somente os guias tem autorização dos proprietários para adentrar nas fazendas.