ALTOS MONTES

Casa Venturini

Tudo começa na uva! É na tranquilidade do interior de Flores da Cunha, Serra Gaúcha, que está localizada a Casa Venturini Vinhos e Espumantes. Ali na Terra do Galo, lugar onde as tradições e mitos da imigração italiana são caprichosamente preservados, os fundadores da vinícola não poupam esforços para elaborar e oferecer vinhos premiados nacional e internacionalmente.

Nossa visita foi em meio a pandemia, não podemos conhecer as dependências e nem fazer as famosas degustações. Mas dentro do que vimos, a loja é bem estruturada e a parte externa muito bonita, com um projeto de revitalização que irá tornar ainda mais bela a área.

Mirante Arezzo

Um belo mirante em meio a cidade, assim descrevemos o Mirante Arezzo. localizado próximo à Escola de Gastronomia da UCS e a Vinícola Argenta, é um local simples, sem infraestrutura nenhuma, mas com uma bela vista, vale a pena para registrar umas fotos e contemplar a vista e a paisagem.

Panizzon

Foi em 1960 que Ricardo Panizzon e seus filhos decidiram apostar em sua produção própria de vinhos. Com vasta experiência como fornecedores de matéria-prima para vinícolas da região, a família Panizzon teve a visão empreendedora de investir em um novo negócio. E foi a partir deste importante passo que nasce a Sociedade de Bebidas Panizzon Ltda.

Atualmente capitaneada pela terceira geração da família.  que trabalha incansavelmente em busca da qualidade de seus produtos, o resultado deste trabalho são os espumantes, vinhos finos, vinhos de mesa, vinagres, sucos e bebidas quentes, todos produtos referência no mercado por sua excelência em qualidade.

Podemos conhecer como tudo começou num casarão antigo onde a família morava e produzia seu vinho no porão da residência, conhecemos um pouco mais da história em um pequeno museu onde são guardados objetos e fotos da história da vinícola. E continuando o passeio fomos evoluindo nos anos juntamente com a vinícola, até chegar nas modernas maquinas que fazem todo processo hoje em dia.

Vinhos Monte Reale

Os registros da produção de vinhos, legado da família, datam de 1300, ainda na Itália. Na primeira metade do século XIX, integrantes da família imigraram para o Rio Grande do Sul, onde iniciaram a atividade na Serra Gaúcha. Em 1973, Valdecir Mioranza deu o pontapé inicial para a Monte Reale, vinícola que está há 45 anos no mercado nacional e guarda mais de sete séculos de conhecimento.

Cinco marcas compõem hoje o mix da vinícola, com sede em Flores da Cunha – RS. Os vinhos de mesa e sucos são comercializados com a bandeira Monte Reale. Vinhos finos chegam ao mercado com as marcas Valdemiz e Sospirolo, que produz ainda Espumantes, Brandy e outros produtos especiais. A tradicional PNS elabora vinagres finos e, ainda, com a marca Alem Bier são produzidas cervejas artesanais.

Nossa visita foi bem marcante pois podemos conhecer a vinícola e também a cervejaria que fica dentro da vinícola, isso mesmo, existe uma cervejaria dentro da vinícola, acho que única no mundo. Após conhecer cada cantinho podemos sentar e degustar alguns de seus rótulos, em especial um shop chamado Angelina que gostei muito, pena que não pude levar alguns pra casa, mas quem sabe na próxima vez.

Vinícola Mioranza

Fundada em 1964 a Vinícola Mioranza tem uma história bem mais antiga, com a chegada de imigrantes na região em 1890 a família comandada por Pietro Mioranza tem sua primeira colheita em terras guaranis e começa a vender seus vinhos para tropeiros que passavam pela região.

Passadas três gerações e mantendo seu projeto de expansão, a Vinícola Mioranza compromete-se em atrair e agradar a diferentes tipos de consumidores, por isso está em constante inovação e procura lançar no mercado novos produtos a cada ano. Os quatro irmãos, Antônio, José, Gabriel e Maximiliano, sócios fundadores da Mioranza, aliam tradição com investimentos em tecnologia e persistem na busca pela excelência e alta qualidade em seus vinhos.

Em nossa visitação podemos conhecer as dependências da vinícola fazendo um tour guiado pelo local e descobrindo como funciona cada pedacinho deste processo de fabricação do vinho. Para finalizar a visita fomos até o varejo onde podemos degustar algumas marcas e levar para casa um ótimo vinho com um preço bem acessível.