PONTOS TURISTICOS DE BALNEÁRIO PINHAL

Lagoa da Cerquinha

Um pouco menos conhecida que sua vizinha do outro lado da RS 040 a Lagoa da Cerquinha é um local apropriado para você desfrutar de paz e aconchego. Justamente por ser menos conhecida ela não atrai tantas pessoas e torna sua estadia por lá mais calma e sossegada.

Lazer, belas fotos, pesca artesanal e o melhor um belíssimo pôr do sol, fazem da lagoa a combinação perfeita e que irá deixar seu dia ainda mais alegre. Com extensão de 7,94 km2 e até 3,8m de profundidade, circundada por mata de Eucaliptos e Figueiras, justificando seu estado natural, a lagoa conta com atividades restritas buscando manter a sua preservação.

Lagoa da Rondinha

A Lagoa da Rondinha, que possui 8,73 km2 de extensão e até 3,8m de profundidade, divide os municípios de Cidreira e Balneário Pinhal e é reservada para banhistas e para práticas esportivas. Para garantir a segurança dos frequentadores durante a temporada, a prefeitura promove a instalação de uma guarita de salva-vidas no local.

Com seu tom azulado e águas cristalinas, cercada por dunas e mata nativa o local é um convite irresistível a veranistas e moradores que querem fugir do agito da beira mar e ficar na tranquilidade das aguas calmas da lagoa. Além de contar com um trapiche de 100m de extensão para ancoradouro de barcos e outros meios de transportes náuticos.

Melinha e Meladinho

Melinha (abelha que produz o mel) e Meladinho (urso que adora comer mel). São eles que dão as boas vindas a todos que chegam no município através da RS 040, que liga a capital a região do litoral norte gaúcho.

Monumentos Temáticos

Abelhinhas com características próprias distribuídas em pontos estratégicos que embelezam o município. Turistas e moradores podem encontrar estes monumentos temáticos nos seguintes endereços:
– Av. General Osório ( Colméia )
– Em frente da Secretaria de Educação
– Av. Castelo Branco em frente ao Samy
– Av. Itália com Av. Castelo Branco ( Chafariz )
– Esquina da Av. Castelo Branco com Av. Itália
– Av. Castelo Branco em frente ao show de loja
– Av. Nei Luiz Zang esquina com a Castelo Branco 
– Av. Itália em frente ao Laboratório Fontana
– Av. Itália em frente a Câmara de Vereadores
– Av. Itália em frente a Prefeitura
– Av. Itália em frente ao Restaurante Gabriela
– Av. Paraguassu entrada de Magistério
– Vibe Magistério 
– Av. Paraguassu
– Rua Luciana de Abreu esquina com a Av. Salgado Filho do Magistério
– Av. Alegrete ( Posto de Saúde 24h )
– Av. Paraguassu divisa com Cidreira
– Av. General Osório 

Recanto Santa Rita de Cássia

Santa Rita sempre foi conhecida por seus devotos como a santa das causas impossíveis, a advogada nos casos graves e desesperadores, o refúgio na ultima hora, a consoladora dos aflitos. Em 1727, o papa Bento XIII permitiu que lhe fosse dedicada uma igreja no Rio de Janeiro, o que a tornou uma das santas mais populares do Brasil. Contudo, sua canonização só foi reconhecida em 24 de maio de 1900, por leão XIII. Hoje são muitas as capelas e igrejas dedicadas a ela no Brasil, com milhares de devotos.

Embora tenha vivido em uma época muito diferente da nossa, os problemas que ela enfrentou e superou, infelizmente, ainda continuam afetando a vida de muitas famílias e podem ser resumidos em uma palavra: Violência. Velada ou explicita, a violência desgasta as relações de casais que não se toleram mais, de pais e filhos que não se entendem, de pessoas que se entregam ao ódio e à vingança.

Santa Rita nasceu em 1381, em Rocaporena, e morreu em 1457, em Cássia, cidades da Itália. Filha única de Antônio Mancini e Amata Ferri foi batizada em Cássia, com o nome de Margarida. Segundo a tradição, seus pais, já idosos, eram considerados promotores da paz em Cristo na luta política e familiar entre guelfos (fieis ao papa) e gibelinos (antipapistas), que disputavam acirradamente o poder em Rocaporena e Cássia.

O Recanto Santa Rita de Cassia fica no distrito de Túnel Verde, conta com um belo lago onde em seu centro fica a estatua em sua homenagem. Ao redor do lago encontramos varias churrasqueiras nas sombras das arvores e um pequeno trapiche para você observar imagem de Santa Rita mais de perto.

Túnel Verde

Em 1937, o ex proprietário da Fazenda Pinhal e histórico morador da região Francisco Segura Garcia estabeleceu no acostamento da RS-040 o cultivo de centenas de mudas de eucalipto da espécie robusta. Após alguns anos, o desenvolvimento das arvores proporcionou o surgimento de uma passagem única em toda rodovia, com 2.800 metros de estrada completamente cobertos por copas de árvores que se entrelaçam. No final da década de 1990, a Prefeitura de Balneário Pinhal estabeleceu um plano visando estender o túnel verde a 3.500 metros, através do plantio de 60.000 mudas de eucalipto nas cercanias da estrada.

No Túnel Verde você encontra a energia da natureza. Basta contemplar e sentir a paz que este fabuloso lugar lhe oferece. Não há quem venha ao litoral norte gaúcho e não conheça esta maravilha da natureza. certamente um dos mais belos lugares do Estado para se observar e desfrutar das maravilhas da natureza.

Vila do Mel

Na Vila do Mel encontra-se o quiosque e a cabana de beneficiamento do mel. Com prévio agendamento, é possível a visitação da casa. No mesmo local encontra-se um conjunto de prédios que datam de 1945:

  • 1° Salão de Bailes – além de bailes festas comemorativas e religiosas eram feitas no local.
  • 1ª Escola Pinhal – estudavam os filhos dos empregados e moradores das redondezas.
  • 1ª Igreja – Missas eram celebradas pelo Padre que vinha a cavalo.

A Vila do Mel no Túnel Verde ganhou nos últimos anos uma praça por conta do projeto, financiado pelo Ministério da Cultura e a estátua da Abelha Girl que é uma personagem de super herói inspirada nas abelhas e está trazendo visibilidade e projeção ao município de Balneário Pinhal.

  • Endereço: RS040 s/n Túnel Verde
  • Indo de Porto Alegre para o litoral, fica antes da entrada no Túnel Verde a esquerda da estrada